Ultra-som endovaginal no diagnóstico da endometriose


O ultra-som endovaginal realizado de maneira especial e por médicos especialmente treinados nesta nova técnica é um excelente método de diagnóstico da endometriose, principalmente da endometriose profunda.
Pesquisas do Laboratório Fleury em São Paulo e da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo mostram que o ultra-som endovaginal é o primeiro método para diagnosticar a endometriose.(1)
No entanto este ultra-som não é um ultra-som endovaginal normal. Trata-se de um exame especializado que apenas poucos locais estão realizando. O ultra-som endovaginal normal não é a mesma coisa e não substitui este exame.


Imagem cedida pelo Dr. Manoel Orlando da C. Gonçalves
(RDO DIAGNÓSTICOS MÉDICOS)
Ultra-som transvaginal
lesões no reto e sigmóide (setas amarelas) e no ligamento uterossacro esquerdo (setas vermelhas).

Transvaginal Ultrasound and Pelvic MRI Aspects of Deep Endometriosis
Roberto Blasbalg, M.D.; Manoel O. Gonçalves, M.D.; Mauricio S. Abrao, M.D.; Midgley Gonzales, M.D.; Luciana P. Chamié, M.D.; Dario A. Tiferes
Fleury - Medicina Diagnóstica e Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - São Paulo - Brazil. 
Estudo apresentado na 90ª Assembléia Científica e Reunião Anual da Sociedade de Radiologia da América do Norte (RSNA), em dezembro de 2005, em Chicago, EUA, tendo sido premiado com a homenagem Cum Lauda, a segunda maior homenagem conferida no Congresso.

Hudelist G, Keckstein J. [The use of transvaginal sonography (TVS) for
preoperative diagnosis of pelvic endometriosis]. Praxis (Bern 1994). 2009 May
27;98(11):603-7. Review. German. PubMed PMID: 19472146.

Nós aderimos aos princípios da charte HONcode da Fondation HON Nós aderimos aos princípios da carta HONcode.
Verifique aqui.